Powered By Blogger

Busca no Google

Google

segunda-feira, 14 de abril de 2008

Linux dentro do Window?

Pois é! Foi lançado um programa chamado Wubi que faz toda a instalação do Linux mesmo estando dentro do Windows. A vantagem é que o usuário não precisa ter conhecimentos técnicos para instalar o Sistema. O programa primeiro baixa uma das distribuições que o usuário escolher e inicia o processo de instalação enquanto o usuário navega normalmente e executa suas funções sem atrapalhar o desempenho da máquina.
Wubi é uma inovação para os entusiastas do software livre ou para aqueles que sempre quiseram instalar o Linux, mas não sabiam como particionar seu disco rígido. Este pacote é um instalador do Ubuntu, uma das distribuições Linux mais atualizadas e de fácil acesso, dentro do próprio Windows. O Ubuntu é baseado no Debian e na última versão incorporou a tecnologia XGL.

A vantagem deste instalador é que não são necessárias partições. Durante a inicialização (boot) do sistema, você escolhe qual sistema operacional quer usar. O Wubi não fica devendo em nada em performance ao Ubuntu tradicional e apresenta as mesmas funcionalidades. De brinde você ainda ganha dois softwares instalado no pacote: o Mozilla Firefox e o OpenOffice.

Mas ainda quero lembrar que esse procedimento não se iguala á instalação oiginal do linux, pois quando o Linux é instalado com sistema da particionamento, arquivo raiz, Swap e sistema Ext3 ou ReserFS o Linux trabalha mais suave, já como ele estará instalado numa partição do windows, tudo pode acontecer, mesmo assim vale apena testar.

Primeiro baixe o programa Wubi aqui> LINK

Siga as etapas de instalação:
Instalador WUBI
  1. Escolha o local para instalação do Sistema (instalation Driver:)
  2. Escolha o tamanho (instalation size:)
  3. Qual Sistema você quer "Aconselho o UBUNTU" (Desktop Environment:)
  4. Selecione a Linguagem (Language:)
  5. Coloque um nome de usuário (username:)
  6. Coloque uma senha e confirme no campo abaixo (Password:)
  7. Clique em Instal
A partir dai o programa irá baixar o sistema que você escolheu:
Agora é só reiniciar o Sistema.
Quando o sistema reiniciar o Wubi terá criado o Dualboot, escolha Ubuntu e o processo de istalação continuará , deixe seguir até o fim, em seguida você estará na tela de logim de usuário.

  • Coloque o nome que você escolheu em seguida a sua senha
Pronto aproveite o melhor e mais seguro sistema Operacional da atualidade...




2 comentários:

Seja Você disse...

Gostei da idéia vou baixar e testar, vlw xande.

como me cadastro em seu blog?

Alexandre Araujo disse...

Espero que goste.